Make your own free website on Tripod.com
Página pessoal de Jorge Santos
PORTUGAL
INÍCIO
LITERATURA
EDUCAÇÃO
ACTUALIDADE
MEMÓRIA
INTERNET
ARQUIVO

APRESENTAÇÃO - Nasci em Portugal, mas andei alguns anos por Angola e pelo Brasil. Dessas andanças ficou-me algo que é insubstituível: a consciência clara de que há mais mundo, para além do mundo que se avista da minha aldeia. Depois de vermos outras gentes, de conhecermos outros usos e costumes, outras maneiras de estar no mundo, começamos a olhar para as crenças que bebemos na infância com algum cepticismo. É também assim que nasce o espírito crítico. É natural que essa experiência se reflicta em alguns dos textos que aqui forem aparecendo.

Sou professor e entendo que os problemas educativos deviam fazer parte das nossas preocupações quotidianas. É que a reforma mais profunda, aquela que verdadeiramente interessa é a reforma das mentalidades. Se queremos um mundo diferente e melhor, teremos que mudar a nossa maneira de estar nele. Se queremos que o país esteja, num futuro próximo, apto a enfrentar os desafios da mudança, não podemos aceitar um ensino ineficiente e permissivo.

Se o ensino é o meu modo de vida, a informática é, neste momento, o meu interesse dominante. Por isso aqui estou. Mas é também um extraordinário instrumento de informação. Um meio que não deve, não pode ser desperdiçado, como temos desperdiçado outros. Cabe-nos a todos a tarefa de fazer com que isso aconteça. Esta página é o meu contributo.

LITERATURA - Nesta secção poderá encontrar informações básicas sobre alguns escritores portugueses. Por enquanto poucos, mas a relação irá crescer; espero também poder aumentar os dados sobre cada um deles. Por isso, registe este endereço e vá voltando de vez em quando. Alguns dos nomes são óbvios, outros nem tanto. Por vezes, as circunstâncias apressam-me: foi assim com Saramago e Cardoso Pires. Outras vezes, é a necessidade de lembrar nomes injustamente esquecidos: Ferreira de Castro, por exemplo, comemoraria o seu centenário este ano. Para já, na lista há apenas um escritor brasileiro, João Cabral de Melo Neto, mas não ficará sozinho por muito tempo. Se não encontrar aqui a informação que procura, recomendo-lhe uma visita ao Projecto Vercial.

 

POLÍTICA - Por muito má imagem que tenha a política e os políticos, a verdade é que a gestão da "coisa pública" é responsabilidade de todos. A doença infantil da nossa democracia talvez seja essa: a ideia generalizada de que "isso" é com os políticos. Não, isso é com todos nós e o último referendo mostrou-o claramente: apesar de a Constituição prever a regionalização em abstracto e a Assembleia a ter aprovado em concreto, a maioria dos eleitores rejeitou-a de forma inequívoca. Para mim é a prova de que um maior empenhamento dos cidadãos na actividade política faria muito bem ao país.

EDUCAÇÃO - É um dos temas que me preocupam, embora sinta uma grande dificuldade em falar publicamente dele. Trata-se de uma área muito complexa, onde não há receitas milagrosas. O mais que se pode fazer é ir corrigindo pacientemente as falhas e imperfeições que forem sendo detectadas. Além disso, o essencial do processo educativo são as relações entre pessoas e aí há que ter muita delicadeza. Mesmo assim, vez por outra ganho coragem e publico algumas reflexões.

 

ACTUALIDADE - Há uma imensidade de acontecimentos e temas que terão que ser arrumados aqui. O mundo em que vivemos é complexo e está permanentemente em mudança. Também aqui não podemos dar-nos ao luxo de fechar os olhos ao que se passa à nossa volta e, queiramos ou não, nos afecta. Dê uma olhada.

 

INFORMÁTICA - Outra área de interesse que não poderia faltar. Como tantos outros, a pouco e pouco vou descobrindo os segredos e as potencialidades da internet. Para já proponho-vos uma página com ligações úteis e um pequeno guião HTML, que ainda vai crescer.

 
anajorge@mail.telepac.pt
Topo